top of page
Amazônia (2).gif

Porto de Porto Velho fortalece rota comercial com Peru e vai exportar pescado

O fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Peru tem impulsionado novas oportunidades de negócios para a economia local, especialmente no setor de exportações pelo Porto de Porto Velho. Pela primeira vez, um operador portuário realizará uma operação piloto para transportar 23 toneladas de peixe para Iquitos, marcando um avanço na diversificação das cargas movimentadas pelo terminal. A balsa, que também levará açúcar e óleo, parte neste sábado (8), com destino ao país vizinho. O trajeto deve durar cerca de 25 dias, percorrendo os rios Madeira, Amazonas e Solimões.


O pescado, da espécie Tambaqui e originário de Ariquemes, será transportado em um contêiner reefer (refrigerado) com temperatura controlada, mantida por um gerador ao longo de todo o percurso. A empresa responsável pela operação tem 16 anos de experiência em exportações no terminal público, e é a única operadora portuária em Rondônia habilitada pela Receita Federal para esse tipo de transporte.


Além do peixe, a carga inclui 1.600 toneladas de açúcar e 100 toneladas de arroz, que também vão ser enviadas para Iquitos. Na última semana, a mesma operadora transportou cerca de 2.750 toneladas de açúcar, óleo e arroz para o mesmo destino, totalizando 4.473 toneladas exportadas recentemente.


Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o fortalecimento das relações comerciais entre o Brasil e o Peru, reforça a relevância estratégica do Porto de Porto Velho e sua participação ascendente no comércio exterior.


NOVAS DEMANDAS

Segundo o gerente administrativo da operadora portuária, Elisson dos Santos Costa, no início, apenas dois produtos eram embarcados pelo Porto. Com o passar dos anos, passamos a exportar uma diversidade maior de mercadorias, como sandálias, açúcar, óleo de soja, milho de pipoca e arroz. “A principal vantagem da rota fluvial é a capacidade de transporte em larga escala. Por meio das balsas, conseguimos embarcar um volume significativo de mercadorias de uma única vez, além de contar com um custo logístico muito mais competitivo em comparação com outros modais”, destacou.


A perspectiva da empresa é ampliar ainda mais o volume de exportações para Iquitos. “Existe uma expectativa muito grande de aumentar o fluxo de mercadorias para esse destino. Também estamos trabalhando para viabilizar embarques mensais de peixes, com a meta de movimentar 15 contêineres de Tambaqui por mês”, evidenciou o gerente administrativo da operadora portuária.


Comments


Texto do seu parágrafo (4).png

Bem-vindo ao nosso blog! Aqui, o papo é diverso: exploramos tendências, descobertas, tecnologia, cultura, hábitos e tudo o que inspira e transforma. Se está acontecendo no mundo, a gente traz pra cá.

  • Instagram

Categorias + Comentadas

Dúvidas?

INSCREVA SEU EMAIL PARA RECEBER

ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

© 2025 Todos os direitos reservados a Panorama da Informação |  PRODUZIDO CRIADO E DESENVOLVIDO, com GTJ

bottom of page