INOVAÇÃO NA SAÚDE PÚBLICA: Vereador propõe aplicativo ‘Trabalhador Saudável’ para apoiar servidores em Nova Mamoré
- Assessoria
- 5 de nov.
- 2 min de leitura
A Câmara Municipal de Nova Mamoré, em Rondônia, debate uma proposta que busca modernizar a gestão da saúde dos servidores públicos municipais. Na Indicação Nº 062, protocolada em 3 de novembro de 2025, pelo vereador André Luiz Baier (PT), o André do Sindicato, solicitou ao Poder Executivo que estude a viabilidade de criar e implantar o aplicativo municipal “Trabalhador Saudável”.
O objetivo central do aplicativo é fortalecer as ações de saúde ocupacional, prevenção de doenças e promoção do bem-estar dos trabalhadores do município.
Tecnologia para a detecção precoce
A iniciativa, que ainda passou na última sessão, segunda-feira, 3, pela apreciação e votação em Plenário, está fundamentada na importância de desenvolver políticas públicas para o servidor, considerando que o uso de tecnologias digitais pode otimizar o acompanhamento da saúde.

Segundo o vereador, o "Trabalhador Saudável" proporcionará um canal de comunicação direta entre os servidores e os setores responsáveis pela saúde ocupacional. Este canal é visto como crucial para a detecção precoce de sintomas e, consequentemente, para a redução de afastamentos por motivos de saúde.
Recursos e funcionalidades
Entre os recursos previstos para o novo aplicativo municipal, destacam-se: Auto notificação de sintomas e situações de risco à saúde do trabalhador; Envio de orientações personalizadas de prevenção; Encaminhamento ágil a unidades de atendimento próximas; e Disponibilização de cartilhas digitais e materiais educativos sobre saúde e segurança no trabalho.
O Vereador André argumenta que a iniciativa representa um avanço na gestão pública, modernizando os processos e garantindo maior eficiência nas políticas de promoção da saúde e qualidade de vida dos servidores e trabalhadores locais.
Próximos passos
O ofício com a Indicação nº 062 será enviado ao prefeito municipal, Marcélio Rodrigues Uchôa, solicitando especial atenção à proposta, para que seja estudada e implementada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e demais setores competentes.
Fonte: Assessoria

.png)






Comentários